Fonte: Aurelane Santana. Imagem capturada em 23/05/2011.
Morro Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, Rio de Janeiro/RJ.
Fonte: Aurelane Santana. Imagem capturada em 23/05/2011.
Copacabana, Ipanema e Morro Cantagalo-Pavão-Pavãozinho. Rio de Janeiro/RJ.
Segundo o Censo 2000, as áreas de ocupações irregulares na cidade do Rio de Janeiro atingem cerca de 20% da população total carioca.
As imagens acima nos mostra um pouco da realidade relacionada à ocupação do solo urbano nas grandes cidades do Brasil, que, além da informalidade que apresentam por se encontrarem em áreas de riscos e inapropriadas para a moradia, são abarcadas, também, por contradições que nos implica a pensar em nosso cotidiano e nas condições desiguais de vida, não só em nosso país como em todo o mundo.
O Morro do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho no Rio de Janeiro é um exemplo dessas contradições, pois está localizado na Zona Sul da cidade, uma das áreas mais valorizadas, visitadas pelos turistas e requisistadas para se morar pelos cariocas de elevado poder aquisitivo: Copacabana e Ipanema.
Apesar de está situada em área com alto indíce de desenvolvimento humano, segundo pesquisa da ONU (2001), o Morro sofre com problemas que o isola dessa ''realidade perfeita'' qual foi relatada em 2001. Os moradores convivem com o narcotráfico, sofrem com a falta de água, com as enchentes e esgoto a céu aberto, além de outros problemas sociais.
Agora o poder é de vocês, Galerinha.
O que vocês acham sobre isso? Dêem a sua opinião.