quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Rio de Janeiro continua lindo!

Fonte: Aurelane Santana. Imagem capturada em 23/05/2011.
Morro Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, Rio de Janeiro/RJ.

Fonte: Aurelane Santana. Imagem capturada em 23/05/2011.
Copacabana, Ipanema e Morro Cantagalo-Pavão-Pavãozinho. Rio de Janeiro/RJ.

Segundo o Censo 2000, as áreas de ocupações irregulares na cidade do Rio de Janeiro atingem cerca de 20% da população total carioca.
As imagens acima nos mostra um pouco da realidade relacionada à ocupação do solo urbano nas grandes cidades do Brasil, que, além da informalidade que apresentam por se encontrarem em áreas de riscos e inapropriadas para a moradia, são abarcadas, também, por contradições que nos implica a pensar em nosso cotidiano e nas condições desiguais de vida, não só em nosso país como em todo o mundo.
O Morro do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho no Rio de Janeiro é um exemplo dessas contradições, pois está localizado na Zona Sul da cidade, uma das áreas mais valorizadas, visitadas pelos turistas e requisistadas para se morar pelos cariocas de elevado poder aquisitivo: Copacabana e Ipanema.
Apesar de está situada em área com alto indíce de desenvolvimento humano, segundo pesquisa da ONU (2001), o Morro sofre com problemas que o isola dessa ''realidade perfeita'' qual foi relatada em 2001. Os moradores convivem com o narcotráfico, sofrem com a falta de água, com as enchentes e esgoto a céu aberto, além de outros problemas sociais.
Agora o poder é de vocês, Galerinha.
O que vocês acham sobre isso? Dêem a sua opinião.

7 comentários:

  1. Eu acho que isso pode melhorar sim! até porque a cidade do Rio de Janeiro é muito linda, apesar que em todo mundo sofremos muito disso de falta de água, enchentes , esgotos de céu abertos e outras. Acho que o governo devia ver mais por esse lado ruim, não porque a cidade é linda muito visitada e tudo que eles tem que fingir que está tudo bem! Eles tem que ver por esse lado também, e acordar para ver como está a sua cidade.

    ResponderExcluir
  2. Bem, isso é uma vergonha...
    depois falam que o mundo está globalizado, e tudo numa boa, enquanto pessoas sofrem, com desempregos, violências. O governo deveria tomar certas medidas, pra acabar ou diminuir isso. Já que existe tantas tecnologias, deveria inventar uma que pudesse acabar com o sofrimento dessas pessoas. Está na hora de acordar pra realidade, e deixar de estar admirando as paisagens bonitas. E tomar atitudes, que começa a partir do voto e eleições analisar bem os candidatos!

    ResponderExcluir
  3. affs, e ainda falam de mundo globalizado... ai ai viuu..

    ResponderExcluir
  4. bem, se isto ocorre em uma cidade tão bem desenvolvida como o rio de janeiro, imaginem só como deve ser em uma realidade mais proxima de nós? cidades aki mesmo na bahia com pessima infra-extrutura...
    não podemos falar que o mundo de hj é globalizado..
    que globalização é essa que o rico cada vez fica mais rico, enquanto o pobre cada vez fica mais pobre??
    beeijos..

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião o governo deveria começar a retirar todas as pessoas dessas areas e construir moradias de qualidade em locais apropriados, para depois falar em um mundo globalizado.

    oque nós precisamos é ver mais a realidade do brasil e procurar soluções para estes problemas.

    o povo é tratado como lixo pelo governo.

    ResponderExcluir
  6. Bem,estamos sim em pessímas mãos.
    Se as pessoas que tem o poder de resolver tal problema não se manifesta;o que nos sobra é a VOZ...NÃO podemos calar diante de um governo que possibilita que essas pessoas morem em uma area de risco publico,poís não conseguem dividir igualmente o espaço urbano.


    E para nos CALAR,tentam satisfazer-nos com POUCO


    E fica a PERGUNTA aí GALERA:
    V
    V
    ELES CONSEGEM CALAR A BOCA DA SOCIEDADE?

    ResponderExcluir