sábado, 4 de junho de 2011

Um pouco de... Industrialização.




A Revolução Industrial foi um marco na história e contribuiu efetivamente no processo de desenvolvimento do sistema do capital. O seu advento ocasionou mudanças na economia mundial e, através das modificações no modo de produção, a demanda de novos objetos e produtos tornou-se crescente. Isso, evidentemente, ocasiona problemas de diversas ordens, entre elas estão as sociais e ambientais.
De acordo com as charges acima e com as discussões que tivemos em sala de aula, o que você entende sobre industrialização? Quais as suas vantagens e desvantagens? Quais os problemas sociais e ambientais relacionandos com o processo de industrialização? Elenque-os.

Boa sorte!

8 comentários:

  1. A industrialização se caracteriza pelo processo de desenvolvimento industrial em uma determinada localidade, cujo principal interesse é a substituição do modo de produção para maximização dos lucros. As vantagens é que com a industrialização vai crescendo mais as cidades e ficando mais populosas, aumenta a produção e torna mais rápida e várias outras. As desvantagens é que com isso gera mais desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio.
    Um dos problemas sociais e ambientais, a maioria das industrias hoje em dia trabalha com produtos
    poluidores do meio ambiente, O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana e vários outros .

    ResponderExcluir
  2. Industrialização é o processo socioeconômico que visa transformar uma área da sociedade inicialmente retrógrada em uma fonte de maior riqueza e lucro. Por meio da implantação de maquinas em indústrias de todos e quaisquer tipos, o qual substitui algumas funções antes exercidas pelo homem, muitas vezes tendo em vista o maior crescimento e aceleração nas produções , o processo de industrialização impulsiona a urbanização e crescimento.
    A industrialização tem vantagens e desvantagens.
    As vantagens são: maior produção em empresas, aumento das tecnologias, e grandes lucros.
    Desvantagens:poluição do meio ambiente, diminuição dos empregos, trocas de trabalho manual pelas maquinas.

    ResponderExcluir
  3. A primeira revolução industrial ocorrida no século xviii, na inglaterra, mudou completamente o modo de produção intensificando o capitalismo, onde o lucro individual era o principal objetivo.Esta revolução introduziu máquinas a vapor que modificou toda produção das indústrias: aumento da produtividade e do lucro. Isso acelerou o processo de exodo rural. Ex.: No Brasil, a manutenção das máquinas era muito mais barato que manter por exemplo um grupo de 30 trabalhadorres( uma máquina produzia muito mais que os homens) por isso houve uma substituição dos do trabalho humano pelo trabalho maquinário, gerando uma "catástrofe social"(muita fome, miséria) por conta do desemprego, esses antigos operários tiveram que sair de suas cidades e ir para o sul do páís em busca de emprego e qualidade de vida básica. O sul do país não estava preparado para receber essa população em larga escala, não tinha onde morar(aglomeração urbana), dai surge a favelas e palafitas. essa é uma da consequencias negativas do processo de industrialização.
    Muitas vezes a implantação de industrias em áreas não autorizada : retirada de florestas, animais etc; extração de materia prima predativa; qeimadas; lixo. Causa um grade impacto ambiental.
    temos que ter consciência do produto que estamos cosumindo, se é produzido de forma legal, se degrada o meio ambiente, para onde ele vai, se é descartável, são medidas que nos consumidores devemos tomar para amenizar os problemas ambientais.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O processo de expansão industrial no Brasil foi intensificando nas décadas de 1940 e 1950. A partir da segunda metade dos anos 50, o setor industrial passou a ser o carro-chefe da economia no país. Durante o período colonial, pelas regras da política econômica mercantilista, não podia ser implantada no Brasil nenhuma atividade produtiva que competisse com as atividades da metrópole ou que prejudicasse seus interesses comerciais. Em 1785 o governo português proibiu formalmente o funcionamento de fábricas na colônia, para não atrapalhar a venda de tecidos e roupas comercializadas por portugueses no Brasil. Os primeiros esforços importantes para a industrialização aconteceram no Império.

    ResponderExcluir
  6. A industrialização no Brasil ocorreu no final do século XIX,Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. em fabrícas de tecidos,calçados e produtos mais simples.A mão-de-obra,era formada de maioria italianos.A partir daí passou a crescer.A industrialização passou a dar espaço ao crescimento socioeconomico e a formação empregos.Porém infelizmente esse bom crescimento
    vem acompanhado de capital mal dividido e vantagens para poucos e desvantagem para muitos.
    Realmente se esses impostos(caros)fossem bem distribuidos para os mais diversos serviços
    populares,o Brasil andaria mais rapido e com passos longos,afim,então de beneficia iguamente as classes Brasileiras.

    ResponderExcluir
  7. Denomina-se industrialização ao processo de criação de uma quantidade cada vez maior de indústrias, que acabam por constituir o setor mais importante da economia. Em outras palavras: a industrialização consiste numa modernização da economia do país, numa transformação da sociedade, de rural e agrícola, em urbana e industrial. Portanto, não se considera como industrialização uma simples criação de indústrias isoladas, subordinadas às atividades primárias, nuas sim um processo irreversível de criação de indústrias, no qual há urbanização e domínio da cidade sobre o campo.
    Em termos mais precisos, podemos afirmar que a industrialização é um momento do desenvolvimento do capitalismo, da atividade fabril baseada na relação de trabalho assalariada. Seu resultado é o capitalismo pleno ou industrial, onde a indústria constitui o setor-chave da economia, e a relação de trabalho tipicamente capitalista - a relação entre a burguesia (capitalistas) e o proletariado (trabalhador assalariado) - torna-se dominante no conjunto da sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Os problemas sociais e ambientais que o país está enfrentando com a industrialização está ficanduh cada vez mais evidente.As indústrias só pensam em conseguir mais lucros custe o que custar,a sociedade ainda não abril os olhos para o que está atrás de qualquer investimento em construções mal acabadas.Os pobres continuam pobres e os ricos só ganham mais dinheiro.As cidades e metropolis não estam conseguindo acompanhar esse acrescimo populacional que teve as cidades por oferecer melhores condições economicas. As ruas,as venidas, e BRs não se encontram mais capazes de de sustentar o grande aumento de automoveis que teve o Brasil nos ultimos dois seculos.E para não ser o bastante ainda tem o meio ambiente que esta gritando ao pedir socorro.

    ResponderExcluir